Destaques:
Esportes: Bola de Ouro: Messi vence pela sétima vez e Neymar é 16º colocado
Esportes: Palmeiras conhece possíveis adversários na semifinal do torneio
Notícias: Dia da Consciência Negra: Promotor de justiça explica diferença de injúria racial e racismo
Notíciaa: Diocese de Piracicaba: Campanha de Natal pretende arrecadar cestas de alimentos para 5 mil famílias
Notícias: Fiocruz diz que nova onda de Covid-19 serve de alerta ao Brasil
Notícias: SP anuncia ampliação do Hospital Regional de Piracicaba
Notícias: Prefeitura e Fenapi anunciam retomada da Festa das Nações em 2022
Prefeitura e Fenapi anunciam retomada da Festa das Nações em 2022
Compartilhe:

Prefeitura e Fenapi anunciam retomada da Festa das Nações em 2022

Autor: Andressa Mota/Fotos: Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e da Secretaria Municipal de Governo, e a Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) anunciaram hoje, segunda-feira, 18/10, a realização da 37ª Festa das Nações para o próximo ano, de 18 a 22 de maio, no Engenho Central. O evento de solidariedade, tradicional no município, contribui com arrecadação de recursos para cerca de 25 entidades e não ocorreu em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19.

O anúncio ocorreu na tarde de hoje em uma coletiva de imprensa no Centro Cívico, que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, da primeira-dama e presidente do Fussp, Andréa Almeida, do secretário de Governo, Carlos Beltrame, e do presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches.

Para o prefeito Luciano Almeida, a retomada da festa é motivo de alegria, uma vez que vai possibilitar muitos reencontros. "Tudo isso só vai ocorrer, claro, em função dos indicadores da pandemia. Nossa expectativa é que até lá tudo esteja diferente. Estamos trabalhando, em contato com as empresas para que patrocinem o evento, e tudo que for necessário para que seja o evento seja um sucesso nossa equipe está à disposição", afirmou.

A presidente do Fussp pontuou a felicidade de anunciar o retorno da Festa das Nações e enfatizou a importância do evento para as instituições beneficiadas. "Estamos muito felizes por, finalmente, poder anunciar que ela vai acontecer. A gente sabe que algumas instituições dependem 100% da festa para desenvolver as atividades durante o ano. Nós vamos não só apoiar como promover essa festa da melhor forma possível", ressalta.

Beltrame lembra que, desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Governo já atua junto à Fenapi para o planejamento da festa. "Mas neste ano não foi possível realizá-la, pois a pandemia se agravou. Agora, graças a Deus, a situação melhorou. Sabemos o quanto a Festa das Nações significa para Piracicaba, além da solidariedade às entidades, também faz nossa economia girar. Então é um momento de muita alegria para a gente, anunciar essa retomada", enfatiza.

RECURSOS – O presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches, lembra que a Festa é promovida por meio de recursos provenientes da iniciativa privada, a partir de projeto da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). De acordo com Sanches, o projeto para a realização da festa do próximo ano será o aprovado em 2019. "Como o evento não ocorreu em 2020 e depois em 2021, foi sendo transferido para o ano seguinte", informa. "A Festa das Nações fomenta o trabalho voluntário e é uma vitrine para as instituições no nosso município", complementa.

As empresas com interesse em patrocinar o evento podem contatar a Fenapi por meio do e-mail organizacao@fenapi.com.br. A arrecadação de recursos para a realização da 37ª Festa das Nações deve ocorrer até o dia 31 de dezembro deste ano.