Piracicaba registra queda no número de acidentes com vítimas nos cinco primeiros meses de 2022
Autor: Texto: Andressa Mota/CCS
Piracicaba continua com bons índices de segurança no trânsito nas vias municipais, administradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran). De acordo com o Infosiga, plataforma do Governo do Estado voltada para segurança no trânsito, até maio deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, Piracicaba registrou queda de 18,6% no número de acidentes com vítimas, registrando o menor número desde 2019 – quando o Infosiga iniciou a disponibilização desses dados.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, Piracicaba registrou 554 acidentes com vítimas. Já no mesmo período de 2021 foram 681 nos cinco primeiros meses. Uma redução de 126 acidentes de um ano para outro. Em relação aos óbitos, as vias municipais também apresentam queda. Em abril e maio de 2021, foram registrados três e dois óbitos, respectivamente. Já em 2022, em abril foi registrado um óbito e em maio, nenhum.
Para garantir a segurança nas vias municipais, a Semuttran trabalha diariamente em três frentes: engenharia de trânsito, educação no trânsito e fiscalização nas vias. Durante o mês de maio, essas ações foram intensificadas devido ao movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito.
"Nosso trabalho até aqui tem surtido efeito muito importante. Mas nosso objetivo é continuar a reduzir acidentes e óbitos nas vias municipais ano após ano, seguindo as premissas da meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) que correspondente à década de 2020 a 2030, de reduzir em 50% os acidentes em vias municipais", afirma a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.