Destaques:
Notícias: Piracicaba confirma quatro novos casos de Monkeypox
Noticias: Caterpillar inaugura nova linha de montagem na Unidade de Piracicaba
Notícias: Justiça Eleitoral de São Paulo convoca mais de 400 mil mesários para as Eleições de outubro
Noticias: Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 2.470 vítimas de violência
Podcasts: Entrevista com o prefeito Luciano Almeida
Ouça entrevista aos Comentaristas da Educadora em 25/05/2022
Notícias: Defesa Civil municipal orienta como prevenir incêndios no período de estiagem
Cardeal Cláudio Hummes morre aos 87 anos em São Paulo

O seu navegador não tem suporte ao áudio de HTML5

Compartilhe:

Cardeal Cláudio Hummes morre aos 87 anos em São Paulo

Ouça mensagem de Dom Devair Araújo da Fonseca

Morreu nesta segunda-feira (4), em São Paulo, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, franciscano da OFM, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Segundo comunicado do arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Cardeal Hummes faleceu aos 87 anos, "após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus" (leia abaixo a nota de falecimento na íntegra).

O velório será na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde também serão celebradas missas. O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, lamentou o falecimento de Dom Cláudio Hummes: "Foi um homem de grande envergadura, um homem da Igreja, sempre voltado para questões importantes da Igreja, como as questões sociais", disse.

"Cardeal Hummes foi arcebispo de São Paulo antes de ir trabalhar com o Papa Bento XVI. Ele assumiu a arquidiocese logo após Dom Evaristo Arns, então, teve a missão de dar continuidade e levar adiante todos os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. Depois, quando atuou como prefeito da Congregação para o Clero, também esteve no Brasil muitas vezes visitando padres e bispos, sempre preocupado com essas questões", lembra Dom Devair.

O bispo de Piracicaba, que trabalhou como secretário durante o Sínodo dos Bispos de 2001, lembra que Cardeal Hummes esteve à frente do Sínodo para a Amazônia (em 2019) e tinha proximidade com o Papa Francisco. 

"Durante o Sínodo da Amazônia foram debatidas questões muito relevantes sobre a ecologia, mas Dom Cláudio pensava sobretudo nas pessoas também, para que as pessoas tivessem seu devido valor e dignidade reconhecidos", recorda Dom Devair, que acrescenta: "Cardeal Hummes era um homem da Igreja e que teve grande reconhecimento do Papa. Na última eleição, ele estava ao lado de Francisco. Foi alguém em quem o Santo Padre confiou e de quem recebeu muita ajuda".

"Rezemos pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, para que Deus o recompense pelo grande bem e serviço que fez à Igreja, mas também pelo seu grande testemunho de fé", concluiu o bispo de Piracicaba. 

NOTA DE PESAR E ESPERANÇA:

Falecimento do Cardeal Claudio Hummes Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus. Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna. Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados.


São Paulo, 04 de julho de 2022
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo